sexta-feira, 25 de março de 2011

FESTA DO DIVINO UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL SECULAR


FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO




A Festa do Divino Espírito Santo é uma das diversas manifestações da religiosidade Católica popular em várias regiões do ocidente europeu a partir da Idade Média. Essa festividade é celebrada cinqüenta dias depois da Páscoa, em comemoração à descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

A Festa foi introduzida pela Rainha de Portugal, Santa Isabel de Aragão e seu esposo, o Rei Dom Diniz, resgatando a espiritualidade dos padres franciscanos do século XIII.

O auge do culto do Espírito Santo coincidiu, em Portugal, com o período mais intenso da expansão portuguesa no planeta. Esta festa celebrada em nossa comunidade há tantos anos foi trazida ao Brasil no século XVIII pelos portugueses açorianos com algumas adaptações, devidas às particularidades de cada local. Na essência, isto é, na fé e na caridade.
A celebração da Festa do Divino Espírito Santo se mantém inalterada. Em Luziânia, a festa foi trazida pelos jesuítas para conseguir atrair negros e índios para seu credo no decorrer dos anos. Durante dez dias, a festa tem seu ápice no domingo do Divino Espírito Santo, sendo que há uma mescla de festejos religiosos e profanos durante sua programação, uma vez que é constituída por missas, procissões, leilões, festa social, novenas, alvorada, repiques de sinos, folias na roça e na cidade, levantamento de mastro, roqueiras, queima de fogos, reinados, juizados, apresentação de grupos folclóricos e as tradicionais. A solenidade do Imperador do Divino Espírito Santo a escolha do Imperador é feita por sorteio no Domingo de Pentecostes. Quem se julgar em condições de realizar a festa podem se inscrever. A presença do Imperador, figura central da festa, bem como sua corte, representam o Rei e a Corte Lisbonense, com toda sua pompa. A solenidade consta de uma procissão que busca o Imperador, cujo mandato está vencendo, e vai para a igreja onde é realizada uma missa ou uma simples cerimônia. Ali o padre retira a coroa da cabeça do Imperador, cujo mandato venceu, e coloca-a sobre a cabeça do novo Imperador.

Nova demanda de Cursos Gratuitos

O Senai - Goiás proporciona uma nova etapa de cursos totalmente gratis, você que é acadêmico ou profissional das diversas áreas têm a oportunidade de se capacitar sem sair de casa, os cursos são todos  EAD - Ensino a Distância - ON LINE vamos a luta pessoal aproveitem a oportunidade, minha função e simplemente ser o elo de comunicação, para que a comunidade possa de fato aproveitar o leque de oportunidade criada pela instituição Senai - Goiás.