quinta-feira, 13 de março de 2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014
O vereador João Almir do PSD usou a tribuna hoje dia 13 de março, onde apresentou o tema da Campanha da Fraternidade 2014, que é Fraternidade e Tráfico Humano e o lema É para a Liberdade que Cristo nos Libertou (Gl 5,1). A campanha é lançada no período quaresmal, tem como objetivo “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar esse mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”.
No último dia 05 de março a Igreja católica celebrou o inicio da Quaresma, período de oração, jejum e penitência que antecede a Páscoa. A CNBB- Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil lança concomitantemente ao período quaresmal a Campanha da Fraternidade.
Significado do cartaz 1 - O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. 2 - Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. 3 - As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano.  4 - A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade.

Durante a fala foi lida um trecho da mensagem do Papa Francisco aos brasileiros direcionados para a abertura da Campanha. No texto o Santo Padre diz que “a cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros; faz-nos viver como se fôssemos bolhas de sabão: são bonitas más não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Essa cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro; não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa. ”(Papa Francisco, Lampedusa, Itália 08 de julho de 2013). Deste modo acredito que há uma inversão de valores na questão da globalização, pois, é uma preocupação do capitalismo em globalizar o globo, porém acredito que devemos lutar para humanização do globo.
Deu destaque a história da Campanha da Fraternidade no Brasil, que ocorre desde o ano de 1964 a nível nacional tendo em sua primeira edição o tema: Igreja e Renovação onde já apontava um novo rumo para a igreja. Destacou também a campanha de 1996 com o tema: A Fraternidade e a Política, onde a igreja passou a ter um novo olhar para as questões que envolvem a fé e política concomitante. Pontos positivos com a criação do encontro nacional de fé e política, movimento ficha limpa, CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política, escolas de fé e política em vários estados. Esses organismos têm fortalecido a atuação dos cristãos leigos no campo da política, a exemplo do empenho e luta de Dom Helder Câmara quanto as desigualdades sociais e combate a corrupção.
Tráfico humano
Segundo dados de 2013 da Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente, mais de 800 mil pessoas do mundo todo são vitimas de tráfico humano, crime que gera um lucro de 32 milhões de dólares. A ONU também destaca que seis de cada dez pessoas traficadas são mulheres, além disso, 27% das vitimas são crianças – a maioria meninas. Já os outros alvos são homens e mulheres, travestis e transgêneros em situação de vulnerabilidade social.
Dom Anuar Battisti disse que o Tráfico Humano não é somente uma questão social, mas também, eclesial e desafio pastoral. A Igreja é desafiada a ser advogada da justiça e a defensora dos pobres. Nesta perspectiva nós legisladores e membros da sociedade, precisamos olhar com uma nova ótica para as questões do tráfico humano, dos abusos contra as crianças e adolescentes, mulheres, homens do mal que é a escravidão que assola, ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.

Vereador João Almir