quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013



 Meus amigos e minhas amigas, o Curso Fé e Política é isso trocamos experiências todos os momentos, partilhamos desde o que somos e o que queremos alcançar com a participação da segunda etapa do curso, estamos juntos desde o dia 13 de janeiro de 2013, somos 43 alunos representando 16 estados da federação brasileira e o Distrito Federal. Nos encontraremos em novembro para participar da banca examinadora, ou seja apresentação de nossas monográfias de conclusão de curso, pois tratamos de um curso de especialização ofertado pela PUC-RJ em parceria com CEFEP - Centro Nacional de Fé e Política - em Brasília - DF.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE COMPLETA 50 ANOS NESTE ANO DE 2013

Este ano, a igreja do Brasil estará mais voltada para as temáticas relativas à juventude. No dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, será lançada mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Mas além da atenção voltada à juventude, em sua temática, outro motivo de celebração é que a campanha estará completando o seu cinquentenário de fundação.
A Campanha da Fraternidade, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizada anualmente pela Igreja católica, sempre no período da Quaresma. A cada ano é escolhido um tema, que define sob qual perspectiva a solidariedade será despertada, em relação a questões que envolvem toda sociedade brasileira.
O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, afirma que um dos papéis da CF é ser um “elo” entre a igreja, os fiéis e a sociedade. “A campanha da Fraternidade é a igreja a serviço da sociedade, é uma evangelização que ultrapassa as fronteiras da igreja e, dessa forma, a igreja cumpre, de fato a sua missão, que é evangelizar de uma forma bem ampla”, explica o padre.
A história da fundação da CF teve início quando três padres responsáveis pela Cáritas brasileira, em 1961, idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal (RN), com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos.
No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a campanha. A princípio não houve grande êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.
“Esta Campanha, desde seu nascedouro na arquidiocese de Natal, mostrou que seria um importante instrumento para os fiéis viverem intensamente a quaresma, pois foi capaz de fazer convergir as orações e reflexões para gestos concretos de conversão e transformação da realidade, em vista do mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo”, elucida padre Luiz.
Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, o que foi fundamental para a concepção e estruturação da CF. Ao longo de quatro anos, durante as sessões do Concílio, onde houve diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências, nasceu e cresceu a CF.
Sobre a celebração aos 50 anos da CF, padre Luiz Carlos revela que este é um momento de “voltar às raízes do espírito que levou ao nascimento da CF”. Para o lançamento, ficou definida na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013, uma visita ao município de Nísia Floresta (RN), localidade onde a Campanha teve início.
A programação seguirá ainda no dia 14, à tarde, quando haverá uma entrevista coletiva com a imprensa. No dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17h, será realizada a solenidade oficial de lançamento, e, às 20h, será celebrada uma missa na Catedral Metropolitana de Natal (RN).
Fonte: CNBB

Pela primeira vez, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Estado do Vaticano vai ao Brasil. Entre os dias 11 de junho e 15 de setembro de 2013, o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC, no Rio de Janeiro, sedia mostra oficial do Vaticano, “Nas pegadas do Senhor - obras-primas dos museus italianos e do Vaticano”.
O presidente do Ibram, Jose do Nascimento Junior, o Gerente de Atos Culturais da JMJ Rio2013, Gustavo Ribeiro e a Diretora do MNBA, Monica Xexeo se reuniram, nesta última semana,com o professor Antonio Paolucci, Diretor dos Museus do Vaticano para confirmar e selar a realização da exposição no Brasil. Participaram da reunião o professor Giovanni Morello, curador da mostra, o Doutor Marcello Bedeschi, presidente da Fundação João Paulo II e o Doutor Andrea Carignani, responsável pelas mostras dos Museus do Vaticano.
A JMJ espera reunir milhões de jovens católicos de todo o mundo e a mostra é uma oportunidade de sensibilizar os visitantes por meio das pinturas, esculturas, manuscritos e obras mestras que contam um pouco da historia da arte e da igreja.
Mais de 100 obras dos museus do Vaticano e de instituições de toda a Itália compõem a exposição, entre elas “Il Volto di Cristo”, datada dos séculos III a V, quadros de Leonardo Da Vinci, relicários e uma peça relacionada ao Papa João Paulo II.
A delegação brasileira, chefiada por José do Nascimento Jr., visitou os museus do Vaticano para conhecer alguns objetos que estarão na mostra. A Pontifícia Sacristia Secreta, local reservado, utilizado pelo Papa para se preparar antes da primeira aparição publica após a anunciação foi um dos locais vistos. A sala possui um rico acervo histórico dos papados e algumas obras guardadas ai também comporão a mostra.

 CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO  2ª ETAPA


De 13 a 26 de janeiro de 2013, o Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP) esta realizando no Centro Cultural Missionário, em Brasília, um curso   de 15 dias – 2ª. etapa presencial da sua 4ª. turma, em parceria com a PUC-Rio, que acompanha a parte de educação a distância.
Participam do curso 43 alunos/as de todas as regiões do Brasil. Como abertura,  tivemos uma celebração eucarística sobre o Batismo de Jesus, quando foi apresentada aos cursistas uma mensagem do Presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen.
Após uma avaliação dos trabalhos do ano de 2012, tivemos no primeiro dia, uma tarde de espiritualidade.
O conteúdo do curso compreende:
- Leitura da relação da  Fé e Política no Concílio Vaticano II e nos documentos da Igreja na América Latina; Cidadania e Direitos Humanos e a colaboração da Igreja no Brasil; Cultura da Paz  contra a violência e educação para a paz; Orçamento participativo e conselhos municipais; Agricultura familiar e economia sustentável; Economia solidária; Noções de bioética.
O cronograma compreende, ainda, durante às noites: relatos de experiências das escolas locais de fé e política; análise das eleições e do engajamento dos cristãos na política.
Também haverá o lançamento de um livro de uma ex-aluna do CEFEP, Maria Isabel, sobre a Mulher na Igreja e na sociedade.

Fonte: CEFEP