sexta-feira, 21 de junho de 2013



A história do Brasil contada e narrada!

Recentemente esteve em Luziânia lançando o seu livro o escritor Benedito Rosa, filho da querida terra de Santa Luzia, o evento aconteceu no Centro de Convenções e Cultura contou com a presença de um público eclético, estudantes, empresários, autoridades municipais, dentre elas Vereadores, Secretários e o Prefeito Municipal Cristovão.
O autor fez uma belíssima explanação de sua obra, rica em detalhes e fatos relevantes detalhado com maior aprofundamento em claro no livro, salientou o autor que todos fizesse a aquisição, o livro cujo titulo tem, As Bandeiras e o Anhanguera, a pesquisa foi embasada no contexto histórico, político e econômico do Brasil, partindo do império Português, da participação da Igreja Católica no processo educacional, e da grande exploração do ouro no Centro – Oeste brasileiro. A história tem como base os Bartolomeus, Pai e Bartolomeu Bueno da Silva Filho, que assume o papel de protagonista em busca de ouro nas terras goianas tornaram-se conhecidos como os Anhangueras, são reverenciados até os dias atuais.
Como sugestão mesmo porque fiz aquisição do livro, estou lendo com calma e me aprofundando nos detalhes, aconselho pelo que percebi até o momento, é um material rico com uma linha de pesquisa bastante aprofundada, que com certeza pode ser utilizado em trabalhos acadêmicos sem sombra de duvida.  A história de nosso Brasil ainda está para ser registrada em livros, artigos e revistas. Deste modo quero salientar a importância da Pesquisa de Benedito Rosa, para formação intelectual de professores, pesquisadores e alunos de faixas etárias diversas.

Por João Amir
21 de junho de 2013.

segunda-feira, 17 de junho de 2013





O eu voluntário
O espírito a vontade de ajudar vem de dentro, é algo extraordinário simplesmente expressar, é muito além deve ser vivenciado por cada um de nós, o povo brasileiro carrega estas características do acolhimento, do posso ajudar, acredito que estamos na frente do povo europeu nessa perspectiva, porém, perdemos em muitas outras qualidades, em fim fazer nosso papel de cidadão é de fato exercer a verdadeira cidadania. O trabalho deve e precisa ser feito com parcerias, pois, não basta apenas ter disposição e força de vontade, mas é preciso trabalhar em equipe e juntos para realizarmos um trabalho de excelência. Acredito que a Copa das Confederações evento com chancela da Fifa, vai deixar muito aprendizado ao povo brasileiro, e ao estrangeiro exemplo de país  hospitaleiro.






Já sou voluntário há mais de 18 anos, e viver a emoção de trabalhar como voluntário em um evento desta magnitude é simplesmente gratificante, a Copa das Confederações no Brasil é sem duvida um grande teste para Copa do Mundo em 2014. Que com certeza quero poder contribuir mais uma vez com o meu apoio, e para isso venho me preparando no espanhol e outros cursos que possibilite um maior conhecimento, como a cultura e turismo local das sedes.
Ser voluntário é ser uma pessoa motivada a ajudar os outros, não somente para expor a figura e sim pelos valores de participação e solidariedade, é doar parte de seu tempo, com sua habilidade e trabalho com qualidade de forma espontânea, sem pensar em recompensas. Os valores são fundamentais as causas são muitas, bem como os interesses sociais e comunitários. A lei nº 9.608/98, que regula a atividade no Brasil, explica que o trabalho voluntário é a atividade não remunerada prestada por pessoa física a alguma entidade pública ou entidade privada sem fins lucrativos. Os objetivos podem ser cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

No contexto geral, ser voluntário é dedicar parte do tempo a uma atuação sem interesse financeiro. O voluntário pode atuar em ações individuais, coletivas, campanhas, organizações sociais e projetos públicos. Não há idade limite ou profissão para ser um voluntário. Basta ter um tempinho livre e vontade de colaborar e praticar solidariedade, acredito no Brasil e em nosso potencial.

Por João Almir