segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Brasil Voluntário, programa de voluntariado do Governo Federal, foi criado para atender a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. É gerido pelo Ministério do Esporte e contará com a participação dos ministérios da Defesa, do Turismo, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, da Casa Civil, das Relações Exteriores, do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Justiça, do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Secretaria de Aviação Civil.

A atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da FIFA e funcionará como uma ampla rede de mobilização social que irá atender aeroportos, áreas de fluxo, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests e etc., assim como dar suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral.

Com o objetivo de ampliar a integração entre as pessoas cadastradas, o programa conta com uma rede social própria, onde os usuários podem obter informações, tirar dúvidas, receber treinamento e interagir com outros voluntários que atuarão na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

A Copa das Confederações irá selecionar 7 mil voluntários do Programa Brasil Voluntário para sua realização, atuando nas seis cidades-sede. Cerca de mais 4.500 voluntários de Brasília e do Rio de Janeiro irão atuar nas cerimônias de abertura e encerramento em 2013, em conjunto com os voluntários selecionados pela FIFA. O segundo processo seletivo, que ocorrerá logo após a Copa das Confederações, irá selecionar ainda mais voluntários para atuar nas doze cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014


CEFEP e CNLB promovem encontro de políticos católicos

CEFEP e CNLB promovem encontro de políticos católicos






Entre os dias 26 a 28 de abril de 2013, no Centro Cultural Missionário, (CCM), houve um encontro de 30 participantes entre vereadores e prefeitos católicos,eleitos, e de candidatos não eleitos. Foi uma promoção do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmaras (CEFEP) e do Conselho Nacional dos leigos do Brasil (CNLB). O evento, com grande número de ex-alunos do CEFEP, aconteceu num clima de reflexão madura e de oração. O trabalho se deu numa metodologia exigente mas produtiva.
 O nível de reflexão propôs, num primeiro momento, uma Palestra sobre a Gaudium et Spes e a política, seguida da história e desafios da 5ª. Semana Social brasileira..
Em seguida, tivemos um painel de partilha de experiências, iniciando com um prefeito que está no 3º. Mandato e um vive-prefeito; no painel estavam também participando dois vereadores, oferecendo, sobretudo a metodologia do processo eleitoral- seus ganhos e dificuldades.
Na Parte da tarde, tivemos três oficinas, explicitando a bela experiência de mandato participativa, sobretudo em Guarapuava(PA), onde a  vice-prefeita contou com um grande número de mulheres; uma segunda oficina tratou  das fragilidades e desafios do legislativo municipal em descortinar experiências renovadoras para que possam ir além das atuais. Foram sugeridas aí audiências púbicas, e Comissões temáticas, mais acessíveis à participação do povo. Uma terceira oficina tratou do Marketing  político.Na última parte do encontro, refletimos em comum o texto recentemente votado na última assembleia  da CNBB, chamado Igreja e Eleições. O grupo saiu animado para repetir a experiência deste encontro nos respectivos regionais.

Padre Ernanne Pinheiro
Fonte: CEFEP