sábado, 31 de março de 2012

SEMINÁRIO DE FÉ E POLÍTICA 2012

Assessores do CEFEP e Escolas Locais se reúnem em Brasília

De 16 a 18 de março, o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara”, o CEFEP, reuniu em Brasília (DF) sua rede de assessores e representantes de escolas de Fé e Política de vários estados brasileiros.
A programação foi bastante extensa e incluiu análise de conjuntura social: internacional e nacional, uma breve avaliação das mobilizações sociais no ano de 2011, além das notícias sobre o quarto curso de formação política para cristãos leigos e leigas do CEFEP e de um intercâmbio, para troca de experiências, entre as escolas de Fé e Política presentes ao encontro.
O secretário executivo do CEFEP, padre Ernanne Pinheiro e o assessor Carlos Sgnorelli refletiram sobre os desafios e as perspectivas das eleições de 2012. Na oportunidade foi lançada a cartilha “Eleições Municipais 2012: Cidadania para a Democracia”, organizada pelo CEFEP com a parceria da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e das Pastorais Sociais.
Um momento expressivo do encontro foi a reflexão sobre o Concílio Vaticano II que celebra seu jubileu. Após a colocação sobre o clima eclesial que preparou o evento e seu alto significado para a Igreja, os participantes apresentaram sugestões para comemorar a data com maior conhecimento dos documentos conciliares. O CEFEP deve lançar em breve um livro sobre o “Agir cristão na política à luz do Concílio Vaticano II”.
Depoimento de João Almir membro da escola fé e política em fase de implantação, fazer parte desta rede é muito importante para a troca de experiência, tendo em vista que aqui em Luziânia estamos iniciando somente agora os trabalhos difundindo o tema Chão e Horizonte, tema este atual e de grande importância para construção de uma conscientização política, a partir de agora com o lancamento da nova cartilha Eleições Municipais 2012: cidadania para a democracia? iremos trabalhar a partir de agora, a cartilha atende bem os anseios proposto pela comissão de assessores do CEFEP e da CNBB.