sábado, 10 de março de 2012

TORNEIO DE VOLEIBOL - INTERCRACKS - ORGANIZADO POR ADOLESCENTE


No último sábado 03 de março de 2012, um grupo de adolescente do Parque Estrela D'alva - 0, realizaram um grande evento esportivo na modalidade voleibol, cujo nome era INTERCRACKS que merece destaque para todos os participantes. Principalmente pela organizadora do evento a jovem Mariana Morais de apenas 14 anos de idade, o que me chamou a atenção foi o espírito de liderança da adolescente, em mobilizar a outras equipes e a participarem do torneio como o Manchester e outras equipes, houve palestra sobre prevenção de uso indevido de drogas e premiação para o campeão e vice. 
A iniciativa desperta as jovens de bairros carentes de nossa cidade, a ingressar em uma atividade esportiva e dai saindo do risco de vulnerabilidade, e formando a cosnciência de futuros  cidadãos.  
Além da atividade esportiva que ataulamente é fundamental para manter os jovens distante de um grande problema de saúde pública, que é as drogas, dentro da programação do evento foi realizada uma palestra sobre prevenção ao uso de crack e outras drogas licitas e ou ilicitas.


Projeto: Prevenção contra o uso de drogas 
"CracK é possível vencer"
.
Objetivo: Possibilitar um diálogo entre jovens e adultos para prevenção, comunicar os malefícios trazidos pelas drogas, conscientizar a comunidade e familiares e ou responsáveis. Com uma metodologia sistêmica, voltada para as escolas as comunidades de um modo geral, utilizando o método de conscientização de Paulo Freire, que é a pedagogia dialógica – Dialogo e comunicação.

terça-feira, 6 de março de 2012

Dia internacional da Mulher 08 de março


Durante muitos anos na história da humanidade a mulher, não tinha seus direitos reconhecidos e muito menos obdecido. Culturamente a mulher era tida apenas como um ser sem representatividade para a sociedade, com fins apenas de procriar e cuidar dos filhos essa era a sua principal função cuidar do lar.
A discriminação não tinha dimensão a ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, e pela luta por salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais exercendo a mesma função.
Em virtude dessas e outras atrocidades e discriminação, as mulheres se uniram para lutar pelo respeito, e fazer valer seus direitos, no que se referem ao trabalho e à sua vida de forma geral. Até quando ocorre em 8 de março de 1910, na Dinamarca a conferência internacional feminina, com foco principal em discutir assuntos de interesse das mulheres, ficando também a data 8 de março como o dia internacional da mulher em  homenagem as mulheres carbonizadas.
No Brasil somente no ano de 1932, no governo do presidente Getúlio Vargas as coisas tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas iguais aos homens, sendo conquistado o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.
Outra lei conquistada pelas mulheres brasileiras foi criação da Lei Maria da Penha Lei nº 11.340, resultado de muita luta pelos direitos da mulher, que visa a garantir o respeito e um tratamento condizente, garantia de bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.
Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.
A mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino. Apesar de ser taxada como sexo frágil, a mulher tem se mostrado forte o bastante para encarar os desafios propostos pelo mercado de trabalho com convicção e disposição. A fragilidade da mulher, ou melhor, a sensibilidade da mulher, tem grande colaboração nas influências humanas que se tenta propagar na atualidade, pois, como se sabe, o mundo passa por transformações rápidas e desastrosas que precisam de mudanças imediatas. A mulher consegue transmitir a importante e dura tarefa de mudar hábitos com a clareza e a delicadeza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo e a importância da mudança de cada um.
O avanço feminino frente à política e à economia ainda mostra a força da mulher em perceber e apontar os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los assim como os indivíduos do sexo masculino, A realidade do crescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos, assim como os indivíduos do sexo oposto.