quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

UEG - IMPLANTA PROGRAMA DE INCUBADORAS - PROIN









UEG abre inscrições para o Programa de Incubadoras


A UEG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, está com as inscrições abertas para os candidatos ao ingresso no Programa de Incubadoras - Proin. O Programa vai oferecer infraestrutura básica para funcionamento e um conjunto de suportes operacionais, administrativos, estratégicos e tecnológicos, para as empresas a serem incubadas. Poderão concorrer ao edital: docentes, discentes, pesquisadores e servidores técnico-administrativos da UEG e de outras instituições, assim como empreendedores da comunidade em geral. O Proin oferece sete vagas, sendo quatro para empresas residentes, uma para empresa não-residente e duas para pré-incubação. As inscrições estão abertas no site do Proin até 29 de março. Mais detalhes pelo site.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

1º Festival Internacional de Arte de Brasília.

Aqueles que estiverem na Capital Federal nos primeiros meses do ano poderão ver de perto a primeira edição doevento que congregará várias manifestações culturais do país e do exterior deforma democrática e descentralizada. Começa nesta quarta-feira (4) o 1º Festival Internacional de Arte de Brasília. Até o dia 10 de fevereiro, brasilienses e turistas serão agraciados comapresentações gratuitas de teatro, dança, exposições, oficinas e shows deartistas regionais, nacionais e internacionais.

A abertura do festival será no Teatro Nacional Cláudio Santoro, a partir das 20 horas. Logo de início, terão os shows de Reco do Bandolim & Choro Livre e do cantor e compositor Paulinho da Viola, que apresentará o acústico MTV. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do local às 14h. A classificação é de 16 anos. 

No dia 10 de janeiro, Gilberto Gil sobe no mesmo palco, precedido pela cantora Ellen Oléria. Vanessa da Mata chega à cidade para apresentações nos em 27 e 28 de janeiro, em shows no Teatro Nacional e no Ginásio de Esportes de Sobradinho. Ney Matogrosso traz a turnê Beijo bandido para o palco mais nobre de Brasília, em 3 de fevereiro.  Outra atração confirmada é o tradicionalCirco da China, cuja data ainda será marcada. Milton Nascimento também animará a platéia durante o festival e será precedido do músico Jaime Ernest Dias. Os nomes internacionais ficarão na seara visual do evento. 

De 4 a 8 de janeiro, será realizada a mostra de cinema Imagens do Oriente, com 23 títulos, sendo 11 longas, sete médias-metragens, cinco curtas de animação e cinco outros produzidos por jovens cineastas iranianos, que se encontram com estudiosos brasileiros, árabes e descendentes, para realizar produções cujas temáticas são pertinentes ao Oriente Médio.

Exposições no mezanino do Teatro Nacional Claudio Santoro também pontuam o evento. Haverá uma mostra sobre a construção da cidade. A Embaixada da República Tcheca traz trabalhos de grafite feitos no país e workshop com duração de 10 dias. O Museu Nacional será ocupado por uma mostra coletiva de obras disponíveis nos acervos de centros culturais da cidade. 

O festival é uma realização do Governo do Distrito Federal, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura.O evento é integrado ao 34º Curso de Verão da Escola de música de Brasília, que será promovido entre 4 e 21 de janeiro. Este ano, o curso será desenvolvido na mesma linha de descentralização cultural. Desta forma, terá apresentações, oficinas e workshops também nas Regiões Administrativas Gama, Taguatinga, Sobradinho e São Sebastião. As taxas de inscrições foram dispensadas.