segunda-feira, 4 de julho de 2011

Lançamento do Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do Distrito Federal

Muitos crimes da Ditadura Militar, ainda, estão escondidos e sem explicações para os familiares das vítimas. Com o objetivo de debater, complementar a ANISTIA e lutar para que todos os arquivos que se encontram em sigilo sejam revolvidos, foi criado o Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do Distrito Federal (Comitê da Verdade - DF).

O lançamento ocorreu na Universidade de Brasília (UnB) e estiveram presentes o Secretário de Cultura do Governo do Distrito Federal, Hamilton Pereira, o Reitor da UnB, José Geraldo, as deputada federais Erika Kokay (PT-DF) e Maria do Rosário (PT-RS), militantes de movimentos de Direitos Humanos, ex-presos políticos, anistiados, familiares de mortos e desaparecidos políticos, representantes de entidades da sociedade civil, do Ministério da Justiça e da Câmara Legislativa. Para o futuro, a proposta é criar Comitês da Verdade  em todas as regiões do país.

O Comitê tem o intuito de contribuir para a aprovação do projeto de lei que vai instituir a Comissão Nacional da Verdade, que é conseqüência da proposta do 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH), lançado no governo do presidente Lula, em dezembro de 2009 e atualizado em maio de 2010. “A iniciativa atualiza o Brasil com todos os instrumentos internacionais de proteção dos Direitos Humanos”. “É importante também porque inclui o conceito de Justiça de Transição”. afirmou o reitor da UnB.

A partir da criação desse comitê, questões sobre a responsabilidade de quem promoveu tortura, execuções sumárias ou o desaparecimento de pessoas são debatidas em vários seminarios que o comitê pretende realizar com frequência contando com a participação da sociedade.

 Com informações do site www.unb.br

Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do Distrito Federal