segunda-feira, 21 de maio de 2012

boletimpolitico3
14 a18 de maio de 2012

Fontes: Agências Brasil, Senado, Câmara, STF e STJ
EXECUTIVO
1. (14.05.12) – Dilma lança programa Brasil Carinhoso
Ao lançar na segunda-feira (14), oficialmente, o Programa Brasil Carinhoso, pacote de medidas para tirar da miséria crianças até 6 anos de idade e que prevê investimentos de R$ 10 bilhões até 2014, a presidenta Dilma Rousseff disse que o governo está aprimorando as políticas de transferência de renda e proteção social para atingir um das faixas da população mais vulneráveis à extrema pobreza. 
A principal medida será a ampliação de recursos do Programa Bolsa Família para garantir renda mensal mínima de R$ 70 para cada pessoa das famílias que têm pelo menos uma criança até 6 anos. A complementação, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), deve beneficiar de imediato pelo menos 2 milhões de famílias (Agência Brasil).
2.  (14.05.12) – Novos diretores da Casa da Moeda
A presidenta Dilma Rousseff nomeou na segunda-feira (14) Lara Caracciolo Amorelli e Fábio Bollmann como diretores da Casa da Moeda. Os cargos eram ocupados por Sérgio de Farias e Cláudio Eliseu da Costa Lagoeiro que foram exonerados (Agência Brasil).
3. (15.05.12) - Ministério da Justiça inaugura Serviço de Informações ao Cidadão
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, inaugurou na terça-feira, 15, o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), como prevê a Lei 12.527, de Acesso à Informação, de 18 de novembro de 2011, em vigor a partir do dia 16. Por meio do SIC, o Ministério da Justiça passa a receber e a gerenciar os pedidos de informação e a disponibilizar documentos públicos à sociedade (Agência Brasil).
4. (16.05.12) - Programa do MEC vai investir na formação de professores
Deve entrar em funcionamento, no ano que vem, o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação (MEC). Segundo o secretário de Educação Básica da pasta, Cesar Callegari, na próxima semana o ministério enviará uma correspondência a todos os prefeitos e governadores explicando os detalhes do programa, que pretende garantir a alfabetização de todos os alunos até os 8 anos de idade tendo como principal foco a melhora na formação dos professores que lecionam nos três primeiros anos do ensino fundamental (Agência Brasil).
5. (16.05.12) - BC vai acabar com o segredo sobre os votos do Copom
A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 29 e 30 deste mês, vai dar publicidade a uma informação até aqui mantida em segredo. O comunicado do diretor de Política Monetária, emitido ao término da reunião para anunciar eventuais mudanças na taxa básica de juros (Selic), vai identificar como votou cada um dos sete diretores que integram o comitê. Até hoje, o Banco Central informava apenas o placar da votação.
As linhas gerais do Copom foram mantidas e as alterações adotadas buscam apenas aperfeiçoar a sistemática de deliberação do comitê e dar mais transparência às decisões do colegiado de diretores, como determina a Lei de Acesso à Informação (Agência Brasil).
6. (16.05.12) - Lei de Acesso à Informação entra em vigor
A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor na quarta-feira (16) com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos.
Com isso, o Brasil passa a compor, com outros 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público. Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras. Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão pleno acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinhos, com a letra "i" em verde.
Além de órgãos e entidades públicas dos três níveis de governo, as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos devem colocar as informações à disposição do cidadão de forma gratuita. Ver mais (Agência Brasil).
7. (16.05.12) – Instalada a Comissão da Verdade
A presidenta da República, Dilma Rousseff, instalou na quarta-feira, (16) a Comissão da Verdade que vai apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. Ao da posse aos sete membros da Comissão, a presidente disse que o  governo não vai interferir nos trabalhos da Comissão da Verdade. Veja mais (Agência Brasil).
8. (16.05.12) – Nomeado o novo vice-presidente de Governo do Banco do Brasil
O Banco do Brasil (BB) informou na quarta-feira (16) a substituição do vice-presidente de Governo da instituição. Segundo nota da instituição, o Conselho de Administração do BB, Brasil, em reunião extraordinária realizada no dia 15, aceitou o pedido de renúncia de Ricardo Antonio de Oliveira e elegeu César Augusto Rabello Borges para substituí-lo.
Ligado ao PR, César Borges, 63 anos, é baiano de Salvador e graduado em engenharia civil. Foi governador da Bahia (1998-2002), senador (2003-2011) e, entre outras atividades, exerceu os cargos de vice-governador, deputado estadual e secretário de Estado.
SENADO
9. (15.05.12) - Senado aprova aposentadoria especial para quem trabalha em limpeza urbana
O Senado aprovou na terça-feira (15) projeto de lei que garante a aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho aos empregados em serviços de limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo. A matéria também qualifica como insalubre o trabalho dessas pessoas, o que lhes garante a aposentadoria especial. O projeto, aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, em caráter terminativo, segue para apreciação da Câmara dos Deputados (Agência Brasil).
10. (15.05.12) - Lei contra homofobia
A relatora do projeto de lei que criminaliza a homofobia, senadora Marta Suplicy (PT-SP), pretende retomar o texto que havia sido proposto pela ex-senadora Fátima Cleide. Marta Suplicy, que atende pedido feito por representantes da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), fez o anúncio durante seminário na terça-feira (15).
Uma das mudanças feitas por Marta Suplicy foi a inclusão de um item para determinar que a nova lei “não se aplica à manifestação pacífica de pensamento decorrente da fé e da moral fundada na liberdade de consciência, de crença e de religião”. Esse item visava atender os que acusam o projeto de inibir a liberdade de expressão dos religiosos que se opõem ao homossexualismo (Agência Senado).
11. (16.05.12) – Entrada  de médicos estrangeiros no Brasil
As comissões de Assuntos Sociais (CAS), do Senado, e de Seguridade e Família, da Câmara dos Deputados, realizarão, de forma conjunta, seminário para discutir o ingresso de médicos estrangeiros no Brasil. O debate, que acontecerá no dia 20 de junho (uma quarta-feira), no auditório Nereu Ramos da Câmara, também vai abordar o exercício da profissão pelos médicos brasileiros formados no exterior. A iniciativa é do senador Paulo Davim (PV-RN), cujo requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (16) pela CAS (Agência Senado).
12. (16.05.12) - Aprovada justa causa para quem faltar 30 dias sem motivo
O empregado contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) com carteira assinada poderá ser demitido por justa causa se faltar ao serviço por 30 dias consecutivos. Projeto de lei com esse objetivo foi aprovado na quarta-feira (16) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa. A matéria poderá seguir para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para exame pelo Plenário.
Atualmente, ressaltou o autor do projeto de lei do Senado (PLS 637/2011), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a legislação trabalhista não especifica o prazo de ausência injustificada para caracterizar abandono de emprego (Agência Senado).
13. (16.05.12) - Criação de Sistema Nacional de Segurança Pública deve seguir para a Câmara
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou em turno suplementar, na quarta-feira (16), proposição que institui o Sistema Nacional de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, o projeto (PLS 310/03) seguirá direto para a Câmara dos Deputados.
O Sinesp vai coletar informações de caráter administrativo e gerencial relacionados à segurança pública, ao sistema prisional, à execução penal e ao enfrentamento ao tráfico de crack e outras drogas. Esse banco de dados vai ajudar a estruturar a política de segurança pública em todo o país, ampliando, ao mesmo tempo, a transparência e o controle social sobre essas áreas.
A proposta já foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e, após aprovação na CAS, ainda será examinada pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) (Agência Senado).
14. (17.05.12) - Porte de arma fora do serviço pode ser estendido a novas categorias
Os agentes e guardas prisionais, os integrantes de escoltas de presos e as guardas portuárias poderão vir a ter o direito de portar armas de fogo fora do serviço. A possibilidade está prevista no projeto de lei da Câmara (PLC 87/11) que obteve na quinta-feira (17) parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A proposta ainda será examinada em decisão terminativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
O relator da matéria, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), deu parecer favorável à aprovação do PLC 87/11 e contrário ao projeto de lei do Senado (PLS 329/11), de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que tramitava em conjunto (Agência Senado).
CÂMARA
15. (15.05.12) - Audiência pública na Câmara discute PEC do Trabalho Escravo
Governo, juízes, procuradores e auditores fiscais do Trabalho afirmam que o conceito de trabalho escravo e degradante não carece de especificação mais objetiva para que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Trabalho Escravo seja aprovada, assim como a possibilidade de expropriação não deve ser um obstáculo à aceitação da proposta. Representantes da Conferência Nacional da Indústria (CNI) e da Conferência Nacional da Agricultura (CNA) discordam e pedem que a legislação brasileira dê segurança jurídica ao patronato. Esse foi o cerne das discussões de audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (15), na Câmara dos Deputados.
A audiência ocorreu no contexto das negociações para a aprovação da PEC do Trabalho Escravo, de 2003, que tramita há quase dez anos no Congresso e voltou à pauta na Casa. Na última semana, parlamentares decidiram adiar a votação da matéria, que foi remarcada para o próximo dia 22. Líderes da bancada ruralista não concordam com a falta de definição na proposta do que seria considerado trabalho escravo e com a possibilidade de expropriação em locais onde houver funcionários em situação degradante. . Leia a íntegra da proposta: PL- 84/1999 ; PL-2793/2011. Veja mais (Agência Brasil).
16. (15.05.12) - CPI do Trabalho Escravo discute roteiro de visitas aos estados
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo, deputado Cláudio Puty (PT-PA), se reuniu na terça-feira (15), com os presidentes das comissões de Direitos Humanos das assembleias legislativas do Ceará, do Maranhão e do Tocantins. Esses serão os três primeiros estados a serem visitados pela CPI a partir de junho. Veja a íntegra da proposta: PL- 84/1999 ; PL-2793/2011 (Agência Câmara).

17. (15.05.12) - Câmara aprova MP que altera limite de oito áreas ambientais

O Plenário aprovou, por 229 votos a 47 e 3 abstenções, a Medida Provisória 558/12 que altera os limites de oito unidades federais de conservação nas regiões Norte e Centro-Oeste para resolver problemas agrários e viabilizar legalmente usinas hidrelétricas que inundarão partes das reservas. A MP foi aprovada na forma do projeto de lei de conversão do relator, deputado Zé Geraldo (PT-PA), e será votada ainda pelo Senado.
As unidades envolvidas são os parques nacionais dos Campos Amazônicos, da Amazônia e Mapinguari; as florestas nacionais de Itaituba 1, Itaituba 2, do Crepori e do Tapajós; e também a Área de Proteção Ambiental (APA) Tapajós. Veja mais (Agência Câmara).
18. (16.05.12) - Câmara aprova projeto de lei que regulamenta profissão de árbitro de futebol
O plenário da Câmara aprovou na quarta-feira (16) projeto de lei que regulamenta a profissão de árbitro de futebol no país. Entre os dispositivos do projeto está o que tipifica como crime a prática da arbitragem fraudulenta, aquela que interfere propositalmente no resultado das partidas.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que relatou a proposta no plenário, destacou que a proposta visa a impedir que a corrupção chegue aos gramados. Como foi modificado pelos deputados, o projeto, que teve de origem do Senado retorna para análise dos senadores (Agência Brasil).
19. (16.05.12) - PEC dos Cartórios
O presidente da Câmara, Marco Maia, disse que "não deverá ser votada tão cedo” a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 471/05) dos Cartórios, que efetiva os substitutos ou responsáveis por cartórios de notas ou de registro que assumiram o cargo sem concurso público. O substitutivo da proposta, proposto pelo deputado João Campos (PSDB-GO), foi rejeitado ontem à noite por 283 votos contra 130. Para ser aprovado, seriam necessários 308 votos favoráveis (Agência Câmara).
20. (1605.12) – Ministério da Pesca e a compra de lanchas
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou que a compra das 28 lanchas pelo Ministério da Pesca não foi sua responsabilidade, pois ela não estava à frente da pasta na época que isso ocorreu. Ideli foi convocada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e prestou esclarecimentos ao colegiado na quarta-feira (16).
Uma auditoria do Tribunal de Contas da União apontou desperdício de 31 milhões de reais na compra de 28 lanchas pelo Ministério da Pesca. Das 28 lanchas compradas, 23 não têm condições de realizar suas funções. Veja mais (Agência Câmara).

21. (16.05.12) - Educação aprova reajuste da merenda escolar pela inflação

A Comissão de Educação e Cultura aprovou, na quarta-feira (16), proposta que atualiza anualmente os valores per capita repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no mínimo, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Nessa atualização, será considerado apenas o item alimentação, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, as transferências da União aos estados e municípios para compra da merenda escolar vão acompanhar a inflação apurada sobre os alimentos. A medida está prevista no substitutivo do deputado Joaquim Beltrão (PMDB-AL) ao Projeto de Lei 5690/09, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB).
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (Agência Câmara).
22. (16.05.12) - Escolhidos relatores de processos contra deputados Protógenes e Bacelar
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), designou na quarta-feira, 16, os deputados Amauri Teixeira (PT-BA) e Assis Carvalho (PT-PI) como relatores das representações contra os deputados Delegado Protógenes (PCdoB-SP) e João Carlos Bacelar (PR-BA) no Conselho de Ética.
Na semana passada, o conselho abriu processo contra os deputados Delegado Protógenes e João Carlos Bacelar por quebra de decoro parlamentar. Bacelar é acusado da prática de nepotismo cruzado e Protógenes por supostas relações suspeitas com Idalberto Matias Araújo, vulgo Dadá, que foi identificado na Operação Monte Carlo – que levou a prisão Carlinhos Cachoeira – como encarregado de cooptar policiais e agentes públicos corruptos, entre outras coisas (Agência Brasil).
STF-STJ-STE
23. (15.05.12) - /TSE reduz multa aplicada a Lula
A maior multa eleitoral aplicada ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de R$ 900 mil, foi recalculada na terça-feira (15) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por 4 votos a 3, os ministros acataram recurso para reduzir o valor a ser pago pela distribuição de 1 milhão de cartilhas sobre o primeiro mandato de Lula, considerada uma forma de propaganda antecipada para a reeleição do presidente. A multa foi reduzida para R$ 20 mil (Agência Brasil).
 Fonte:
Pe. Geraldo Martins
Assessoria Política-CNBB
Tel.: (61) 2103-8374
Cel.: (61) 8173-5864

SE/Sul - Q. 801 - Conj. “B” - CEP 70200-014 - Brasília-DF - Brasil - Fone: (61) 2103-8300/2103-874
E-mail: politica@cnbb.org.br      Site: www.cnbb.org.br

DIA NACIONAL DO PEDAGOGO


 Prabenizo todos os Pedagogos e Pedagogas  pelo nosso dia, comemorar é festejar, alegrar e animar, por isso devemos ser gratos a Deus pela oportunidade de ter uma profissão, o Pedagogo é fundamental para formação do cidadão, por isso deve ser respeitado e valoziado por todas as classes.

O Projeto de Lei nº 7264/2010, do Deputado Eduardo Gomes, que institui o dia 20 de Maio como o Dia Nacional do Pedagogo.