quarta-feira, 18 de abril de 2012

Linha férrea que liga Brasília à cidade de Luziânia (GO)



A Universidade de Brasília (UnB) é nova aliada no projeto que visa a ampliar linha férrea que liga Brasília à cidade de Luziânia (GO) para o transporte de passageiros. Em reunião com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a UnB se comprometeu a disponibilizar equipe específica para realizar os estudos técnicos sobre a viabilidade da ação. A intenção é iniciar a obra até o fim deste ano.
O estudo técnico em questão é uma das prerrogativas para liberar a efetivação do projeto. Para facilitar o desenvolvimento do trabalho, serão usadas diretrizes de um projeto já existente, com adaptações. O objetivo é usar a linha que hoje serve apenas como aporte para o transporte de cargas para facilitar também o trajeto dos moradores das duas cidades.
De acordo com um estudo prévio, feito pelo Ministério da Integração, a ferrovia, que parte de Luziânia com destino à Rodoferroviária de Brasília, comporta o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), cuja velocidade pode alcançar de 80 a 100 km nesse trecho. Para isso, será necessário implantar estações de passageiros.
O montante de recursos é relativamente pequeno para o impacto que a iniciativa terá, principalmente, com o desafogamento da via EPIA. Ao todo, mais de 600 mil passageiros serão beneficiadas com o transporte, mais prático e barato. A cada viagem, o trem poderá carregar até 1400 pessoas. Além disso, entre 80 e 100 mil carros deverão deixar de circular na região.

Fonte: Setur/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade: